Busca

A Irmã Rita George Thykootam ao conduzir a partilha da Bíblia em uma família A Irmã Rita George Thykootam ao conduzir a partilha da Bíblia em uma família  #SistersProject

Índia: a partilha da Bíblia em família em Madhya Pradesh

Na diocese de Indoreo, no estado de Madhya Pradesh, no norte da Índia, a fé nas famílias está muito viva. A Ir. Rita George Thykootam narra a história do início do projeto de partilha da Bíblia em família e a forma como ele influenciou a diocese.

Irmã Rita George Thykootam

Antes de iniciar o projeto de partilha da Bíblia, as famílias de fiéis da paróquia de Dhar, da diocese de Indore, no estado de Madhya Pradesh, costumavam reunir-se e rezar na paróquia juntamente com as Irmãs Servas Pobres de Jesus Cristo (PHJC). A oração terminava normalmente com a leitura em voz alta de uma passagem da Bíblia. No entanto, a nossa comunidade sentia que isso não era suficiente e que as sessões de oração deixavam a Palavra de Deus inativa. Por isso, as irmãs convidaram as famílias a ler a Bíblia e a fazê-lo em conjunto, em pequenos grupos, nas suas casas.

Os 7 passos da partilha da Bíblia

Tal como as irmãs definiram, a partilha da Bíblia em família consiste em alguns passos simples. A oração começa com o líder do grupo que invoca a presença do Espírito Santo, depois anuncia a passagem bíblica e a lê lentamente. Os membros do grupo são convidados a partilhar palavras inspiradas e as suas reflexões.

Depois de refletir sobre a Palavra de Deus, cada família fala sobre as resoluções que tomou e obteve, com base na partilha anterior da Bíblia. A última etapa consiste em tomar uma nova resolução com base na passagem bíblica partilhada pelo grupo. O relatório da partilha da Bíblia é também publicado regularmente no boletim da diocese de Indore.

A Bíblia transforma as famílias

Depois das famílias terem iniciado esse tipo de oração, a nossa comunidade ficou muito surpreendida com os frutos. Verificamos que os pais e os mais velhos da família se tornaram responsáveis pelo cultivo das sementes de fé plantadas na graça batismal. Vivem a Palavra de Deus e convidam os jovens a percorrer o mesmo caminho. A fé torna-se uma experiência vivida, não apenas lida ou pregada.

O caminho espiritual do povo de Deus em Indore tornou-se uma realidade inclusiva que constrói os laços entre pai e mãe, irmão e irmã, amigo e vizinho. Sentimos que é inevitável que a espada de dois gumes continue a cortar as barreiras da casta, da cor, do credo e da religião. Ao mesmo tempo, a experiência da partilha da Bíblia ajuda as famílias a enfrentar as dificuldades, facilitando a experiência da presença de Deus em todas as situações dolorosas da vida. Esse tipo de formação na fé é o combustível que impulsiona as nossas famílias a serem aquilo que Deus as chama a ser, confiando nelas para incorporarem a realidade vivificante da Bíblia na vida quotidiana.

Desafios para os cristãos na Índia

As Servas Pobres de Jesus Cristo também convidam as famílias a trazer consigo as experiências vividas da Palavra de Deus para desafiar o mundo implacável, o vizinho indiferente e a sociedade desatenta. As famílias que rezam juntas são desafiadas a estender a tenda da sua fé e a aproximarem-se do seu vizinho, o que é especialmente importante num país multirreligioso como a Índia. As religiosas acreditam que o país enfrenta uma situação tensa na qual a oração conjunta em grupos comuns tem sido por vezes rotulada como «atividades de conversão cristã».

A fé facilita a vida em comum

Apesar da situação, a nossa comunidade percebeu que a lição mais valiosa que aprendemos com a partilha da Bíblia em família foi a constatação de que a fé vai para além da superfície. Não se trata de como queremos mostrar-nos aos outros, mas de acreditar mesmo quando ninguém olha para nós. Tem também a ver com a forma como escolhemos não só viver, mas também espalhar a luz a todos os que nos rodeiam.

Por essa razão, as famílias cristãs em Indore partilham a essência das suas crenças, convidando os vizinhos de outros credos a celebrarem com eles os feriados cristãos. Ao mesmo tempo, as Servas Pobres de Jesus Cristo participam também nas festas de outras religiões, como o Eid e o Diwali. Em todos os locais de trabalho, de educação e de convívio social, as famílias defendem os valores que professam através da sua fé cristã.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

02 julho 2024, 08:00