Busca

Uma edição anterior do Festival dos Jovens em Medjugorje (Rádio Medjugorje Mir) Uma edição anterior do Festival dos Jovens em Medjugorje (Rádio Medjugorje Mir)  (Radio Medjugorje Mir)

Medjugorje, Francisco aos jovens: construir uma nova humanidade

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes do 35º Festival dos Jovens, que se realiza no Santuário de Medjugorje de 1° a 6 de agosto. "Escutem a Palavra de Deus. Levem com vocês o Evangelho e sejam anunciadores da esperança, do amor e da paz no mundo", escreve o Pontífice aos jovens.

Adriana Masotti – Vatican News

Francisco escreve aos participantes do 35º Festival dos Jovens que teve início na quinta-feira, 1º de agosto, em Medjugorje, e prossegue até o próximo dia 6, sobre o tema extraído do Evangelho de Lucas: "Maria escolheu a melhor parte". É a partir destas palavras, pronunciadas por Jesus, que o Papa oferece aos jovens "algumas breves sugestões" que possam servir para o seu crescimento espiritual e o seu compromisso  "na Igreja e no mundo ".

Ouça e compartilhe

Ouvir a Palavra

O primeiro aspecto sublinhado pelo Papa é "a abordagem de um discípulo autêntico", ou seja, a escuta da Palavra do Senhor. Maria, irmã de Lázaro, agiu dessa forma colocando-se aos pés do Senhor para ouvi-lo e Jesus apreciou a sua escolha, definida como "a melhor parte". Mas, escreve, há "outra discípula autêntica", Maria de Nazaré, que soube acolher a Palavra de Deus "colocando todo o seu ser à disposição", até se encontrar aos pés da cruz e junto com os apóstolos no dia de Pentecostes.

Ao permitir que a Palavra de Deus entrasse em seu coração, a Virgem Maria cumpriu sua missão com fidelidade e cuidado. Ela também escolheu a melhor parte: o Senhor Jesus. Da mesma forma, vocês, queridos amigos, são chamados a se tornarem verdadeiros discípulos de Cristo.

O Evangelho como uma bússola

Francisco recomenda aos jovens meditar a Palavra de Deus e deixar que ela ilumine suas mentes e corações para descobrir o que Deus deseja de cada um.

É por isso que os encorajo a estabelecer um vínculo estreito com o Evangelho e a tê-lo com vocês, para que seja para vocês como uma bússola que lhes mostra o caminho a seguir.

A coragem de levar Cristo para a vida cotidiana

"A ignorância da Escritura é a ignorância de Cristo", sustenta São Jerônimo citado pelo Papa que, em seguida, convida os jovens presentes em Medjugorje a recorrerem também à Eucaristia e ao Sacramento da Reconciliação. O crescimento na vida espiritual, no entanto, não diz respeito apenas a si mesmo: um verdadeiro discípulo "necessariamente transmite o Reino de Deus aos outros", sublinha Francisco, lembrando que levar o Evangelho é a tarefa de todos na Igreja.

Vocês devem ter a coragem de falar de Cristo em suas famílias, em seu ambiente educacional e de trabalho, em seu tempo livre. Anunciem Jesus acima de tudo com sua vida, manifestando a presença visível de Cristo em sua existência, em seu compromisso cotidiano e na coerência com o Evangelho em cada decisão concreta.

Sejam construtores de uma nova humanidade

Ser apóstolos do Evangelho e "construtores de uma nova humanidade" é o que o Senhor lhes pede, escreve o Papa, que confia os jovens à Mãe de Jesus "Que o seu exemplo os exorte a serem anunciadores da esperança, do amor e da paz no mundo".

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

02 agosto 2024, 18:20